Na data em que o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador João Rigo Guimarães, faz aniversário, o presente do dia ficou para magistrados e servidores do Poder Judiciário do Tocantins. Nesta segunda-feira (8/8), em uma das fases de implantação do Google Workspace, o TJTO passou a receber e enviar novos e-mails, exclusivamente, pela plataforma do Gmail, ferramenta do Google Workspace que permitirá mais agilidade para acesso a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Com a presença do presidente João Rigo, a cerimônia online marcou o lançamento dos serviços da família Workspace, que opera como uma solução integrada de colaboração e comunicação corporativa baseada em nuvem (Cloud Computing). Dentre as principais ferramentas da solução que irão servir para aprimorar os trabalhos do Poder Judiciário tocantinense e a prestação jurisdicional, cabe destacar, além da migração dos serviços de e-mail para o Gmail, a suíte de ferramentas do Google Docs, Google Drive, Google Data Studio e Google Sites.

“É um dia muito importante para o Poder Judiciário. Um dia histórico de um marco inicial. Passamos a contar com essa moderna ferramenta que visa superar vários entraves nas diversas unidades administrativas e judiciárias. Nossa gestão tem trabalhado para oferecer o que há de melhor na área de tecnologia da informação. Com a nova ferramenta teremos uma evolução significativa que melhora a comunicação entre magistrados, servidores e jurisdicionados. Uma gestão proativa está ao lado da tecnologia, que no Tribunal de Justiça do Tocantins funciona como o coração da gestão”, destacou o desembargador João Rigo, que ainda parabenizou a equipe responsável pela implantação da ferramenta em nome do diretor de Tecnologia da Informação do TJTO, Ernandes Rodrigues, bem como a Diretoria de Comunicação, de onde saiu o pedido, e as demais diretorias.

Ferramentas virtuais

De acordo com o diretor de TI, Ernandes Rodrigues, o Google Workspace é uma plataforma com diversas ferramentas necessárias para melhorar o desempenho das atividades dos usuários, dentre elas o trabalho de modo integrado, por qualquer dispositivo, promovendo a colaboração e aumento da produtividade das equipes. Mencionar que “consiste em uma solução baseada em nuvem, que permite integrações que melhoram a acessibilidade e a flexibilidade do ambiente de trabalho com muita segurança e praticidade. Agora, o Poder Judiciário conta com o que há de melhor em ferramentas colaborativas. Os novos serviços agregados do pacote Google Workspace vão promover uma verdadeira transformação digital Judiciário tocantinense", frisou o diretor, que também fez questão de agradecer o trabalho desenvolvido pela equipe responsável pela implantação.

Demanda do Cecom

A melhoria nas ferramentas de comunicação do TJTO, entre as quais o email usado pelo órgão, foi uma das primeiras demandas solicitadas pelo diretor de Comunicação do TJTO, Tião Pinheiro, assim que assumiu o cargo em 2021.

“Quando assumimos o Cecom TJTO, em março de 2021, um dos primeiros pedidos que fizemos foram ferramentas facilitadoras da comunicação, a exemplo de email, armazenamento de imagens, entre outras. Com total respaldo do nosso presidente, desembargador João Rigo Guimarães, a Diretoria de Informática, comandada competentemente pelo colega Ernandes Silva, não só nos atendeu como ampliou as possibilidades com o Google Workspace, um pacote de aplicativos muito bom, versátil, célere. E isso vai, com certeza, melhorar os serviços prestados aos jurisdicionados pelo TJTO com Justiça para Todos, linha central de atuação da atual gestão”, ressaltou o diretor de Comunicação.

Trabalho em equipe

A cerimônia de lançamento da ferramenta contou ainda com a presença da chefe de gabinete da presidência do TJTO, Kênia Cristina, que destacou o trabalho em equipe para o Tribunal seguir no caminho do avanço tecnológico. “Somos uma equipe e sozinhos não fazemos nada. Somamos de todos os lados e, com todos interessados e competentes, conseguimos mudanças de uma dimensão enorme, como a que vamos ter a partir de hoje”, pontuou.

Texto: Samir Leão

Fotos: Elias Oliveira