Em visita ao Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, na tarde de ontem (17/08), a Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Corregedora Nacional da Justiça, Eliana Calmon, conheceu um pouco da realidade da magistratura tocantinense. Ela pôde ver de perto os procedimentos adotados pela instituição para a realização do mutirão de conciliação de precatórios, além do cronograma de virtualização de processos e informatização de todas as comarcas do Poder Judiciário tocantinense.

Durante uma conversa informal com os desembargadores e juizes no plenário do Tribunal Pleno, Eliana Calmon fez questão de demonstrar a importância da magistratura de primeiro grau para a construção da credibilidade do judiciário em todo país. “Vocês são os arautos da cidadania na medida em que realizam a justiça”, afirmou. Ela elogiou a atual gestão do TJTO pela sua preocupação em trabalhar de maneira transparente e célere. “O Tribunal de Tocantins, com apoio da Corregedoria Nacional desenvolveu, para o cidadão deste estado, o setor de precatórios organizado, impessoal e transparente”.

A presidente do TJTO, desembargadora Jacqueline Adorno, ao cumprimentar e agradecer a presença da Ministra e dos magistrados disse acreditar que aquela tarde representaria o início de um novo tempo no judiciário. “Tempo de darmos as mãos e agregarmos forças. Tempo de compartilharmos e promovermos ações que possam fortalecer o judiciário tocantinense e elevar sua credibilidade.”

Jacqueline Adorno agradeceu o apoio do CNJ ao Tribunal do Tocantins, especialmente na instalação do setor de precatórios. “Nesses momentos difíceis pelos quais atravessamos, contarmos com o apoio e a atenção de representantes dos órgãos superiores trazem, não apenas alento como também mais vigor ao nosso trabalho, no sentido de desempenharmos nosso  papel com mais determinação e com a isenção que o cidadão espera dos integrantes da magistratura”.

Eliana Calmon encerrou sua visita ao Estado na Ordem dos Advogados, seccional Tocantins, quando proferiu uma palestra aos profissionais e estudantes, durante a abertura da II Conferência Estadual dos Advogados.

Homenagem
A Ministra Eliana Calmon foi homenageada pelo Tribunal de Justiça com o descerramento de uma placa de sua visita na galeria dos Visitantes Ilustres e registro no livro Notáveis.