Com o propósito de reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero e na busca para dar mais visibilidade à campanha do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção contra os dois tipos de câncer, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Centro de Saúde (Cesau-TJTO), terá uma programação especial de ações, que inclui campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal em todos os anexos de Palmas; orientações sobre prevenção através de cards informativos nas redes sociais; talk show com a ginecologista Franciele Batista, que será acompanhado de um chá para mulheres; e uma live com mastologista e ginecologista Ana Carolina Rocha.

A programação para o ano de 2021 segue a linha das ações já realizadas em outros anos pelo TJTO, que anualmente tem promovido ações de conscientização e prevenção das doenças, voltadas para as servidoras e para a população. A ação coordenada pelo Cesau com apoio de diversas diretorias do TJTO.

Liga de prevenção ao câncer

A enfermeira Regiane Rodrigues Peixoto, que é uma das responsáveis pela organização da programação ao lado da médica Elaine Cristina Ferreira, chefe do Cesau, fala da importância das ações e destaca a arrecadação de itens de higiene pessoal para ajudar a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Estado do Tocantins.

“Faremos a ação de arrecadação de  itens de higiene pessoal, para posteriormente entregarmos a liga feminina de combate ao câncer do Tocantins. A liga é extremamente carente desses itens, pois eles lidam com pessoas de todo o estado que estão em situação vulnerável. São itens como: sabonete, creme dental, shampoo, absorvente, etc. Esta ação é muito importante para eles (liga) e queremos arrecadar o máximo possível para ajudá-los, uma vez que durante a pandemia a situação agravou-se com a redução dessas doações”, ressalta a enfermeira.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada (que mede os riscos em termos percentuais) por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23 por 100 mil habitantes. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Programação

Campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal em todos os anexos de Palmas (as caixas ficarão disponíveis para a arrecadação dos itens nos prédios do Poder Judiciário em Palmas);

Talk show com a Ginecologista Franciele Batista e chá para mulheres – (20/10);

Live com Mastologista e Ginecologista Ana Carolina Rocha - Como se prevenir contra o câncer de mama e colo de útero -  (26/10).

Texto: Samir Leão

Comunicação TJTO