Chancelado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que determinou 2021 a 2030 como a “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, o Centro de Educação Infantil Nícolas Quagliariello Vêncio, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em Palmas, abordou a oceanografia com o tema "O Espetáculo do Oceano", nesta sexta-feira (8/10) dedicada às comemorações pelo Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Quem entrou na escola pôde ter a sensação da magia e mistérios que escondem as águas. A criançada fez a festa e apreendeu muito mais sobre o assunto.

A programação contou com brincadeiras, desfile, circo, teatro de fantoches, apresentação musical e lanche (pipoca e geladinha). A direção da escola ressaltou que os pais e responsáveis estimularam a criatividade das crianças organizando fantasias ou acessórios, com o objetivo de promover a interação entre elas, em um momento lúdico movido pela imaginação. Os professores também estiveram caracterizados motivando as crianças a se envolverem no mundo mágico dos oceanos.

“A infância é, sem dúvida, uma fase importante na qual a criança, através da escola, aprende sobre as regras de convívio social e essas vivências podem influenciar a vida adulta positivamente ou negativamente. Isso está diretamente ligado aos tipos de experiências e aprendizados nos quais a criança está inserida. Nesse sentido, a comemoração do Dia das Crianças no CEI vem, por meio do desenvolvimento das habilidades como imaginação e  raciocínio, estimulando a maneira de ser e agir na idade adulta”, explicou Lilian Gama, diretora da escola.

Interação

Para a professora Flaviana Rodrigues Silva, do Maternal 2B, as comemorações desta sexta-feira representam um momento singular. “É um momento que traz alegria para as crianças, prazer. Momento de brincar juntos, principalmente em tempos que andamos isolados por conta da pandemia; e nós temos que resgatar esse tempo nessas oportunidades também”, destacou a pedagoga.

Na avaliação da professora Leuziane Andrade, do 2º ano B, o Dia das Crianças é uma data criada para celebrar os direitos delas. “Com relação à temática, as crianças gostaram muito porque a maioria já estudava aqui em outros anos e já conhecia. Elas sabem que todos os anos nós trabalhamos um determinado tema e ficam muito empolgadas. É um trabalho lindo e muito importante sobre a conscientização dos oceanos e de que devemos cuidar da natureza e do meio ambiente”, pontuou.

O CEI

O Centro de Educação Infantil Nícolas Quagliariello Vêncio (CEI-TJTO) completou 11 anos de fundação em agosto deste ano. A escola retomou o formato 100% presencial no dia 4 de outubro e funciona nos períodos manhã e tarde. Atualmente, conta com oito turmas, 123 alunos matriculados (na faixa etária de dois a cinco anos), 12 professores e 12 estagiários.

Texto: Ramiro Bavier e Samir Leão

Fotos: Rondinelli Ribeiro

Comunicação TJTO