A 1ª Semana Setembro Amarelo do Judiciário tocantinense encerrou sua programação na noite desta quinta-feira (23/9) com muito movimento, na sede do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em Palmas. Os professores Roberthson Barreto e Richard Wagner, da Academia Personal, colocaram o público para suar com um “Aulão” de sequência de exercícios físicos e dança, equilibrando a frequência cardiorrespiratória e ajudando no condicionamento físico dos presentes.

Numa iniciativa do Poder Judiciário, por meio do NAPsi e em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desde a segunda-feira (20/9) o público pôde participar, presencial e de forma online (pelo canal do TJTO no Youtube e SAV Esmat), de palestra sobre o suicídio, live interativa sobre o tema, mutirão de doação de sangue e, fechando a programação, com o Aulão desta quinta-feira.

Bem-estar físico e emocional

O Aulão na agenda da 1ª Semana Setembro Amarelo do Judiciário, mês de campanha nacional contra o suicídio, tem uma justificativa plausível. Especialistas em saúde recomendam atividades físicas regulares como uma ferramenta de bem-estar físico e emocional, sendo mais uma forma de prevenir a depressão, uma das maiores causas de mortes por suicídio no mundo. Pensando nisso, o TJTO reuniu ações que contemplassem melhorias tanto para o corpo quanto para a mente.

Ciência e fé

Para o proprietário da Personal, professor Roberthson Barreto, a atividade física é um excelente caminho no enfrentamento de doenças psicossociais. Ele ressaltou a importância da medicação prescrita pelos médicos juntamente com a prática de exercícios físicos. “A recomendação é atividade física diariamente, e, além da ciência e medicação, é preciso ter muita fé em Deus”, disse Barreto, que aproveitou para agradecer o convite da presidência do TJTO para compor a Semana.

De acordo com relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018, a depressão afeta mais de 320 milhões de pessoas no mundo, ou seja, 4,4% da população. Os dados mostram que o Brasil é responsável pela maior taxa da doença na América Latina: 5,8% dos habitantes sofrem desse mal. A OMS também aponta que o suicídio é a segunda maior causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos.

Avaliações

“Esse evento representa qualidade de vida, o cuidado com o corpo, com a mente, a alma, faz com que possamos equilibrar emoções, beneficiando também o corpo”, disse Regiane Rodrigues Peixoto, do Espaço Saúde do TJTO. Já para a servidora Maria Imaculada Teixeira Figueiredo, da Presidência do tribunal, “o Aulão tem grande importância para nosso bem-estar. É um incentivo a mais para aqueles que estão sedentários a retomar suas atividades físicas. Considero o evento dentro da Semana Setembro Amarelo de muita importância”, avaliou. Depois do Aulão, houve sorteio de brindes.

Texto: Ramiro Bavier

Fotos: Rondinelli Ribeiro

Comunicação TJTO