O Fórum da Comarca de Araguaína realizará, nesta sexta-feira (24/9), das 17 às 19 horas, no estacionamento dos servidores, o “Drive-in e Drive-thru da Coleta Seletiva Solidária”, fruto do Projeto Coleta Seletiva Solidária da Comarca e que conta com o apoio do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Tocantins (Nuges-TJTO). O evento tem como objetivo atender à Resolução CNJ nº 400/2021 e ao Plano de Logística Sustentável do Judiciário do Tocantins.

Os interessados em participar devem separar produtos recicláveis em sua residência, tais como: metais (Ex.: lata de leite, achocolatado, tampas, panelas sem cabo, pregos, parafuso), plásticos (Ex.: Embalagens Pet de refrigerantes, suco, amaciantes, detergente, óleo, potes de sorvete, potes de iogurte), caixas do tipo longa vida (Ex: caixa de sucos, leite, molhos), papelões (Ex.: caixas, sacolas), papéis em geral (revistas, jornais, livros sem condições de uso) e óleo oriundo de frituras domésticas para reuso.

A estratégia da arrecadação de materiais recicláveis pelo sistema Drive In e Drive Thru permitirá que as pessoas façam a entrega dos materiais a serem doados com segurança e ainda usufruam de agradável música ao vivo do interior de seus veículos, no horário marcado para a realização do evento, com a apresentação do cantor Edivam Milhomem. Cada participante entregará o material reciclável e receberá uma muda para plantio, mediante disponibilidade.

A organização do evento recomenda que os produtos estejam higienizados e secos. É fundamental que os materiais sejam acondicionados em caixas ou sacolas recicláveis e separados de acordo com a especificidade do material, com etiquetas. Serão obedecidos todos os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19.

O evento conta com a parceria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Ministério Público Estadual (MPE-TO) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO).

Texto: Samir Leão e Ramiro Bavier