O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador João Rigo Guimarães, visitará, na tarde desta quarta-feira (22/9), as obras do novo Fórum da Comarca de Cristalândia, município localizado a 130 km de Palmas. Na comitiva do presidente, o diretor-geral do TJTO, Jonas Demóstene Ramos; o diretor de Infraestrutura e Obras, Rogério Canalli; o diretor administrativo, Ronilson Pereira da Silva; a chefe de gabinete da Presidência, Kênia Cristina de Oliveira; e o coronel da PMTO João Márcio Costa Miranda, responsável pela Assessoria Militar (Asmil-TJTO).

O Fórum de Cristalândia, que tem como juiz titular Wellington Magalhães, está sendo erguido em terreno cedido pela Prefeitura municipal, segue padrões da arquitetura moderna e os princípios de sustentabilidade, economicidade e acessibilidade, marcas das últimas obras empreendidas pelo Judiciário tocantinense. A nova sede da comarca está localizada na Avenida Madre Verônica, esquina com a Rua 16, Lotes 07 a 12, numa área de 2.210,00 m2, com 1.033,62 m2 de área construída.

O novo prédio do Fórum é orçado em R$ 2.290.375,73. A Ordem de Serviço foi assinada em 2020, na gestão do então presidente do TJTO desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2021. Atualmente, 58,40% das obras estão concluídas. A comarca de Cristalândia é do grupo de 2ª Entrância, conta com duas serventias e tem em sua jurisdição os municípios de Lagoa da Confusão e Nova Rosalândia.

A obra é projetada conforme Resolução 114/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Resolução 023/2011, do Tribunal de Justiça do Tocantins, que dispõe sobre a implantação do sistema de avaliação e priorização de obras do Poder Judiciário.

Texto: Ramiro Bavier