O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins recebeu na manhã desta quarta-feira convite para ingressar no Núcleo de Excelência da Gestão Pública do Tocantins (NEP). Recepcionado pela Presidente, desembargadora Jacqueline Adorno, na presença de sua equipe de diretores e assessores administrativos, o Procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut - que assumiu a coordenação executiva do núcleo - acompanhado de representantes do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Polícia Militar, membros da secretaria executiva do programa, explanou sobre a importância da aplicação do programa de Gestão Pública (Gespública) nos órgãos da administração do Tocantins.

Ao aceitar o convite, a presidente do TJTO disse acreditar que é preciso compartilhar boas práticas no sentido de dotar a administração pública de ferramentas que possam agilizar a execução de ações para o bem da sociedade. “É um anseio de todos os atores que compõem o Poder Judiciário a excelência na prestação jurisdicional para uma resposta positiva ao cidadão”, afirmou. “É preciso começar, e vamos”, garantiu aos presentes.

Segundo Clenan Renaut o convite oficial será formalizado no início do mês de outubro, durante o I Seminário de Qualidade da Gestão do Estado do Tocantins, que está sendo organizado pelo NEP. Ele apresentou o relatório do Planejamento Estratégico do MPE, que fora elaborado em simbiose com as ferramentas do Gespública, o que está permitindo, segundo ele, ao parquet  implantar importantes projetos de relevância pública.

O Diretor Geral do TJTO, José Machado dos Santos, afirmou ser um entusiasta do programa pela sua forma de execução. “O Gespública tem custo pequeno e suas ferramentas são de fácil aplicação”.

Gespública
É um programa do Ministério do Planejamento e Orçamento, voltado para orientar os órgãos públicos, baseado na avaliação continuada da gestão. Auto-Avaliação. Consiste basicamente em: Auto-Avaliação, Plano de Melhoria e Avaliações Periódicas. 

NEP
O Núcleo de Excelência na Gestão Pública do Tocantins  tem como Coordenador Executivo o PGJ, Clenan Renaut de Melo Pereira, representando o Ministério Público do Estado do Tocantins, e é composto por várias instituições, como a Defensoria Pública, representada na reunião por seu Diretor de Planejamento, Francisco Goes, a Polícia Militar, representada pela Tenente Coronel do 6º BPM Patricia Rodrigues do Amaral, o Ministério Público, além do PGJ, os servidores João Ricardo e Pedro Amilto, e o representante da sociedade civil João Lira Braga, precursor do Gespública no estado.