Na manhã desta sexta-feira (24/5), o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, participou da cerimônia em comemoração ao Dia da Arma de Infantaria, que aconteceu no 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) – Batalhão Tocantins. A celebração ocorre no dia 24 de maio em homenagem à data de nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da “Rainha das Armas” do Exército Brasileiro. A cerimônia também contou com uma formatura geral da Organização Militar, honras militares, canto da canção da infantaria, leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército, alusiva à data, colocação de uma corbélia de flores no busto do Brigadeiro Sampaio, oração do infante e desfile da tropa.

O desembargador Helvécio Maia parabenizou os formandos e destacou a importância da data para as Forças Armadas: “É importante valorizar as pessoas que contribuíram de forma decisiva e histórica para o Exercito Brasileiro. É uma forma de homenagear esses grandes nomes e, ao mesmo tempo, ensinar os seus valores para as novas gerações que atualmente servem às Forças Amadas do nosso país”, afirmou.

O comandante do 22º Batalhão de Infantaria (22º BI), Tenente Coronel Brusch, se disse honrado com a presença do presidente do TJTO na solenidade. “É uma grande honra ter o desembargador Helvécio conosco nessa data, o que só reafirma a relação de parceria que temos com o Poder Judiciário”, frisou. Em seu discurso, o militar também fez questão de destacar que o desembargador, assim como os novos formandos, também serviu no Batalhão de Infantaria, em sua cidade natal, Aracaju, Sergipe.

Estiveram presentes ao evento, além do presidente do TJTO e do comandante do 22º Batalhão de Infantaria, o procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, e o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Jaizon Veras Barbosa.

Texto: Abelson Ribeiro, com informações da Assessoria de Comunicação Social do 22º BI

Fotos: Rondinelli Ribeiro

Comunicação TJTO