Ao som do Hino Nacional, cantado pelo Tenor Carlos Lima, 1º Sargento da Reserva da PM e tocado pelo Maestro Josué Santana, o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Gesivaldo Britto, abriu a solenidade comemorativa aos 410 anos da Corte baiana, na noite da última quinta-feira (14/3). A comemoração aconteceu no Fórum Ruy Barbosa e contou com a presença de autoridades internacionais, nacionais e baianas. A solenidade aconteceu durante a abertura do 116º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça do país.
Antes do início oficial do evento, o Presidente recebeu os convidados no átrio do Fórum e os guiou até o Memorial do Poder Judiciário para mostrar um pouco da história do Tribunal mais antigo das Américas. O Memorial foi revitalizado, por conta dos 410 anos e ganhou novos objetos antigos que foram resgatados.
Uma apresentação com atores interpretando Ruy Barbosa encenando Sessões de Julgamento do passado foi exibida aos convidados. A noite também contou com o lançamento do carimbo comemorativo e o selo personalizado dos Correios celebrando os 410 anos do TJBA.
Um dos momentos principais da noite foi a entrega das medalhas dos 410 anos para autoridades que se destacam no judiciário e na sociedade.Todo o evento pôde ser acompanhado pelo YouTube e as imagens captadas continuam disponíveis no canal do TJBA, na plataforma.

Texto e fotos: Comunicação TJBA

Comunicação TJTO