O Poder Judiciário do Tocantins promove, nesta quinta-feira (16/08), o seminário "Ouvidoria Judiciária e a Lei de Acesso à Informação". O evento, que conta com a participação do ouvidor geral da União, Gilberto Waller, será realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), a partir das 08h30.

Com mil vagas disponibilizadas a magistrados, servidores do Poder Judiciário, operadores do Direito e estudantes, o objetivo do encontro é fomentar o debate sobre a importância da transparência e do acesso às instituições públicas, além de contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Ouvidoria Judiciária do Tribunal de Justiça do Tocantins.

A programação, transmitida ao vivo pelo site da Esmat, terá a participação do procurador federal Gilberto Waller Junior, ouvidor geral da União no Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que irá proferir palestra sobre a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Proteção e Defesa de Usuários de Serviços Públicos.

Perfil do palestrante

Graduado em Direito, pela Universidade de Taubaté, Gilberto Waller Junior é procurador federal e, desde 2016, ocupa o cargo de ouvidor geral da União, no Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Na CGU, atuou também como corregedor setorial do Ministério da Fazenda, corregedor setorial do Ministério dos Transportes e corregedor setorial do Ministério da Integração Nacional.

Já no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desempenhou os cargos de subprocurador geral, corregedor geral e auditor geral substituto.

Comunicação TJTO