A nova Administração do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios tomou posse nesta quinta-feira, 22 de abril. Os Desembargadores Otávio Augusto Barbosa, Dácio Vieira e Sérgio Bittencourt foram empossados, respectivamente, como Presidente, Vice-Presidente e Corregedor do TJDFT para o biênio 2010/2012.

A Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Willamara Leila, participou do evento, em Brasília, onde cumpre agenda.

O Desembargador Otávio Augusto, novo Presidente do Tribunal, ainda durante a prestação do compromisso, ressaltou estar usando a mesma toga que seu pai, o Desembargador Milton Sebastião Barbosa, usou em sua posse em 30 de maio de 1967.

Em seu discurso lembrou com emoção da trajetória do pai. "Neste momento, quero registrar a presença mais ilustre desta solenidade, ainda que materialmente não possa ser percebida. Falo de meu amado pai, Desembargador Milton Sebastião Barbosa. Sentar-me na cadeira que um dia foi por ele ocupada, é motivo de orgulho e felicidade. Que os céus me ajudem a desenvolver um trabalho que, ao menos, se aproxime do por ele realizado, pois superá-lo, sei que jamais será possível."

Destacou "que o Poder Judiciário tem se firmado como a última trincheira do cidadão de bem, e dado a esse fato inquestionável, temos que nos preparar constantemente para a nova quadra que se descortina. Infelizmente, um tempo novo em que muitas vezes a quantidade é mais importante do que a qualidade".

Nesse contexto falou do Vice-Presidente, Desembargador Dácio Vieira, e do Corregedor, Desembargador Sérgio Bittencourt, que, como ele, comungam do mesmo sonho e do mesmo ideal, "de uma Justiça cada dia mais eficiente e cumpridora dos seus mandamentos constitucionais", prometendo uma atuação onde eles juntos "não medirão esforços para o desenvolvimento de uma gestão que se pretende zelosa, frutífera e agregadora."

Destacou também que "Brasília, capital da República, merece de nossa parte todo o esforço e dedicação que seu idealizador pretendeu" e que "o Presidente Juscelino Kubitschek, mesmo com sua conhecida sabedoria e visão de futuro, não imaginaria que, no cinquentenário da sua Capital, o Judiciário local seria comandado por três de seus conterrâneos. Um mineiro de Andradas e dois de Araguari".

Natural de Andradas, o Desembargador Otávio Augusto Barbosa é filho do Desembargador Milton Sebastião Barbosa, que dá nome ao Fórum de Brasília. Antes de se tornar Juiz Substituto do TJDFT em 1980, foi assessor de Planejamento do TJDFT, de 1975 a 1976 e assessor de Desembargador do Tribunal de 1976 a 1979. Foi promovido por merecimento a Desembargador do TJDFT em 1992. Também já foi Vice-Presidente do TJDFT de 2002 a 2004 e Presidente do TRE-DF, de 2006 a 2008. Hoje, o Desembargador atua na 6ª Turma Cível e na 1ª Câmara Cível.

Também de Minas, nascido em Araguari, o Desembargador Dácio Vieira graduou-se em Direito pela Universidade de Brasília em 1967. Trabalhou como consultor jurídico no Senado Federal de 1986 a 1991. Foi nomeado Desembargador do TJDFT em vaga destinada a Advogado em 1994. Presidiu a 5ª Turma Cível nos anos de 1996, 2000, 2003, 2007 e a 1ª Câmara Cível no ano de 2002. Além disso, foi Vice-Presidente e Corregedor do TRE-DF no biênio 2008/2010. Exerceu o cargo de Presidente do TRE-DF de 12/02/2009 a 22/04/2010, quando deixou o cargo por ocasião de sua posse no cargo de Vice-Presidente do TJDFT. Atualmente, compõe a 1ª Turma Criminal.

Conterrâneo do Desembargador Dácio Vieira, o Corregedor de Justiça do DF e dos Territórios, Desembargador Sérgio Bittencourt, formou-se em Direito na Universidade de Uberlândia, MG. Antes de se tornar Juiz Substituto em 1984, foi advogado em Araguari e em Brasília, de 1972 a 1984. Foi promovido por merecimento a Juiz de Direito do TJDFT em 1989 e a Desembargador em 1998. Atualmente, atua na 4ª Turma Cível. (Assessoria de Imprensa do TJDF)