Até o próximo sábado uma delegação formada por Senadores e autoridades da França estará no Tocantins para conhecer as potencialidades do Estado. Nesta quinta-feira (22/04), durante reunião de trabalho, a comitiva se inteirou sobre o potencial hidoelétrico, de infra-estrutura e de logística, além de saber mais acerca das oportunidades de negócios do Estado.

O encontro foi realizado no Palácio Araguaia e contou com a participação de diversas autoridades. Representando o Tribunal de Justiça, o Desembargador Carlos Souza, Vice-Presidente do TJTO, participou do evento.

Para o Governador em Exercício, Eduardo Machado, a visita estreita as relações comerciais, sociais e políticas entre Brasil e França. “Que essa seja não apenas uma visita de cortesia, mas principalmente que possamos discutir a política social do Tocantins, do Brasil, da França e, porque não dizer, do mundo”, afirmou.

O Senador Leomar Quintanilha destacou que o Tocantins oferece condições ideais na produção de alimentos, minérios e energia. Sendo local adequado para os mais diversos investimentos. Para apresentar os eixos estruturantes do Governo do Estado, o Secretário de Indústria, Comércio, João Telmo Valduga, ministrou a palestra “Amizade e Oportunidade”. Entre os destaques, o Secretário apontou o Tocantins como o melhor Estado para se investir, dadas as boas condições geográficas e econômicas. Segundo ele, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado é um dos melhores do país, girando em 38, 6%.

Os franceses demonstraram interesse pelo agronegócio do Estado, devido aos recursos naturais e logísticos disponíveis, além da localização estratégica. O chefe da delegação e Vice-Presidente do senado francês, Roland du Luart, também presidente do Grupo de Amizade França-Brasil ressaltou sua impressão. “É um dos maiores e mais dinâmicos Estados em termos de agricultura do mundo e por isso viemos conhecer de perto esta experiência”, destacou o Senador francês que demonstrou também interesse pelas belezas naturais do Estado com grande potencial turístico.

A delegação é composta pelos Senadores - Bernard Angels, Ambroise Dupont, Jean-Pierre Chauveau, Odette Torrade e Françoise Laborde; além da Primeira Secretária da Embaixada da França no Brasil, Melle Cécile Merle, e da Assessora Claire Bresard.

Como parte da programação no Estado, a comitiva visitará instituições, a exemplo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), e percorrerá até o final da semana, fazendas de soja e pecuária nos municípios de Gurupi e Pedro Afonso. (Com informações da Secretaria da Comunicação do Estado)


Assessoria de Comunicação do TJTO