Intitulada A Modernização do Poder Judiciário, a palestra do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Gilmar Mendes, abriu o I Ciclo de Palestra da Escola Superior de Advocacia (ESA), no sábado (10/04), na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins (OAB/TO), em Palmas. A Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Willamara Leila, participou do evento.

O Ministro falou sobre as demandas do Judiciário no Brasil que, segundo ele, aglutina a maior parte dos conflitos das Sociedades civilizadas e por isso precisa se modernizar, a fim de prestar melhor atendimento jurisdicional. “Um em cada três cidadãos têm demanda na Justiça. É preciso encontrar outro patamar civilizatório”, afirmou. De acordo com o Ministro, “é necessário mudar a idéia de ineficiência do Poder Judiciário, buscar novas formas de atuação”.

Entre as mudanças para alcançar essa modernização, o Ministro destacou a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com suas metas e mudanças de paradigmas. Ações como o Mutirão Carcerário, realizado em fevereiro de 2009, o programa de ressocialização “Começar de Novo” e a Meta 2 foram citadas.


Também participaram do evento, o Governador do Estado, Carlos Henrique Gaguim, a Senadora Kátia Abreu, o Procurador-Geral do Estado, Clenan Renaut de Melo, a Defensora Pública Geral, Estellamaris Postal, o Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Severiano Costandrade, o Presidente da OAB-TO, Ercílio Bezerra e o Vice-Presidente da OAB-TO, Epitácio Brandão.
  
 
Assessoria de Comunicação do TJTO