Com o objetivo de melhorar a estrutura tecnológica do Poder Judiciário do Estado do Tocantins, o Tribunal de Justiça (TJTO) está equipando todas as Comarcas com novos computadores.

A Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal fez um levantamento do parque tecnológico das Comarcas e constatou as carências e os problemas na rede de comunicação, elétrica e telefonia interna. A partir do diagnóstico, com autorização da Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Willamara Leila, a Diretoria iniciou a substituição dos computadores, que possibilita melhores condições de trabalhos aos Servidores e a prestação de serviço jurisdicional.

De acordo com a Diretoria a maior dificuldade está na falta de qualidade da energia elétrica, que devido à oscilação provocou a queima de equipamentos nas cidades de Natividade e Arraias, por exemplo. Além dessas cidades também já foram contempladas as Comarcas dos municípios de Araguaçu, Alvorada, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Palmeirópolis e Paraná.

Infovia
Outra tecnologia que será implantada no Tribunal é o sistema Infovia do Judiciário Brasileiro, que consiste no serviço de telefonia IP, possibilitando o TJTO realizar chamadas interurbanas para todos os Tribunais de Justiça da Federação, Os Tribunais Superiores e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sem custo. Posteriormente o sistema será estendido para todas as Comarcas.
A tecnologia foi adquirida por meio de convênio entre o CNJ e o TJTO, com o objetivo de reduzir custos. Uma parte foi subsidiada pelo CNJ e a outra pelo Tribunal de Justiça.
A Diretoria de Tecnologia da Informação informou que o investimento em curto prazo se paga, pois o sistema é muito eficiente.
 
 
Assessoria de Comunicação do TJTO