Esta quinta-feira (08/04) entra para história do Judiciário como o dia em que mais uma importante obra é iniciada. Com o propósito de aproximar a Justiça do cidadão, a Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Willamara Leila, autorizou o início das obras da primeira Unidade Judiciária. O primeiro município beneficiado será Dueré, a 228 KM de Palmas.

De acordo com a Presidente essa será a primeira das mais de 20 Unidades Judiciárias a serem construídas em todo o Estado. “Faremos um grande canteiro de obras de Norte a Sul do Estado e o maior beneficiado será o cidadão, que terá a justiça mais perto dele”, afirmou a Desembargadora.

A escritura do imóvel, essencial para a construção, foi entregue pela Presidente ao Diretor interino da Diretoria Geral, Sérgio de Oliveira Santos, na tarde desta quinta-feira, no gabinete da Presidência. Participaram do evento, os diretores Adélio de Araújo Borges Júnior (Administrativo) e Maria Luiza Nascimento (Escola Judiciária).

As Unidades inovam o Poder Judiciário do Estado. Com elas, os municípios com grande volume de processos judiciais, mas que não são Comarcas, terão atendimento diretamente no município. Uma equipe especializada formada por um Juiz de Direito, um Promotor, um Defensor Público e um Escrivão irá até as Unidades Judiciárias para atender aos cidadãos. Com esta iniciativa, o Tribunal de Justiça quer avançar ainda mais no cumprimento do papel da Justiça como guardiã da Sociedade, viabilizando o acesso de todo cidadão à justiça.

Cada Unidade terá 168 metros quadrados de área construída. Os prédios contarão com recepção, cartório, secretaria, gabinete para o Juiz, que poderá ser usado como sala de audiência. A Desembargadora Willamara ressaltou que a obra somente foi possível, em Dueré, graças ao empenho do Dr. Adonias Barbosa da Silva, Juiz de Direito da Vara de Família de Palmas.

Projetados pela Diretoria de Obras do Tribunal de Justiça, os novos prédios serão padronizados, imprimindo identidade às Unidade e facilitando o reconhecimento por parte da comunidade   
 
Assessoria de Comunicação do TJTO