Fé e força de vontade. Esses foram os sentimentos defendidos pelo Professor Doutor Damásio de Jesus no combate à criminalidade no Brasil, durante a palestra “Justiça e Criminalidade”, proferida na tarde desta sexta-feira (26/03), no Tribunal de Justiça.

De acordo com o Palestrante, o sistema criminal brasileiro não funciona como deveria, mesmo tendo pessoas de boa vontade nas diversas esferas judiciais. Além de acreditar na Justiça e fazer sua parte para que ela melhore, o Jurista defende a redução da impunidade e o aumento do policiamento para diminuir os índices criminais. “Tornar a pena mais grave não reduz a criminalidade, o que reduz é a certeza da punição”, frisou. Para atingir todos os objetivos, de acordo com o Palestrante, a Justiça precisa evoluir, acompanhando o desenvolvimento da Sociedade.

Entre os bons exemplos do Brasil, o Professor destacou a nossa eficiência nas apurações eleitorais. “Neste quesito o Brasil continua sendo o campeão mundial, inclusive sendo copiado por outros países”, disse.

Pela primeira vez no Estado, Doutor Damásio achou extraordinário o crescimento do Estado. “É a primeira vez que estive aqui e fiquei muito impressionado com o que foi feito nesses 20 anos. Cidades que têm milhares de anos não fizeram o que vocês fizeram”, afirmou.

Mais de 300 pessoas, entre Magistrados, Advogados, Servidores do Judiciário e Estudantes assistiram à palestra. O evento também foi transmitido, ao vivo, para as 42 Comarcas do Estado, por meio da rede tecnológica instalada nos fóruns para o curso Gestão do Judiciário. No início da palestra, Doutor Damásio cumprimentou a todos os participantes. “Os que não estão aqui, sintam-se ao meu lado”, disse.

A Juíza Ana Paula Toríbio, que estudou como bolsista no curso preparatório da Faculdade Damásio de Jesus, emocionou o palestrante ao falar do sonho realizado. “Graças ao senhor, hoje sou Juíza”, emocionou-se a Magistrada.

Para a realização do evento, o Tribunal de Justiça contou com o apoio do Deputado Federal, Eduardo Gomes. “Temos buscado novas iniciativas para o Estado, por isso, lancei mão de uma amizade com uma pessoa do meio jurídico como um gesto de apoio a esse trabalho que já é feito pela Desembargadora Willamara Leila e pela Escola Judiciária”, afirmou o Deputado.

Exemplo
Em entrevista, o Professor afirmou que, por ser um Estado jovem, o Tocantins tem a chance de ser modelo. “O Tocantins é especial e pode ser modelo brasileiro de um Judiciário bem diferente”, disse.

A Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Willamara Leila, concorda com o Professor Damásio. Segundo a Desembargadora, o Estado tem todas as condições necessárias para atingir essa meta. “ O nosso Judiciário do Estado vai bem, mas está trabalhando para atingir a excelência na prestação jurisdicional”, frisou.

Homenagem
“Recebo homenagem inesquecível desde o momento que cheguei ao aeroporto”, disse o Professor Damásio ao referir-se à recepção do Judiciário do Tocantins. O descerramento da placa de honra na Galeria de Visitantes Ilustres do Tribunal de Justiça marcou a vinda do Jurista ao Estado.

Seguindo as tradições da Corte, a ilustre visita foi registrada no Livro de Registro de Notáveis do Tribunal. Assinaram o documento, o homenageado, a Presidente Willamara Leila, o Deputado Federal Eduardo Gomes, o Presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins (ASMETO), Allan Martins, e o Advogado, Júnior Bandeira, durante visita no gabinete da Presidência.

“O Doutor Damásio é uma pessoa especial, simples, humilde, notável e brilhante. Um Professor que merece todas as nossas homenagens e engrandece o Tribunal de justiça com sua visita”, destacou a Desembargadora.

Assessoria de Comunicação do TJTO