“Aos participantes desse curso que ora se inicia caberá a tarefa de extrair o máximo do conteúdo proposto”, assim desejou a Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Willamara Leila, ao abrir oficialmente o “Curso para Formação de Conciliadores Voluntários” na noite desta terça-feira (01/12). Promovido pela Escola Judiciária do Tribunal, e ministrado pelo conciliador e graduado em Direito, Paulo Beli Moura Stakoviak Júnior, o curso será realizado até a próxima sexta-feira, 04, das 19 às 22 horas, no auditório do TJTO.

Durante discurso, a Desembargadora Willamara Leila, frisou ainda a importância dos conciliadores atuarem como pacificadores, uma vez que vivemos uma época repleta de conflitos. “Vivemos um tempo de mudanças substanciais, as quais nos obrigam a olhar em direções múltiplas e com muita rapidez. Por isso, é necessário buscarmos aprimoramento e atualização profissional constantes”, disse reforçando que a sua meta é a capacitação contínua dos servidores do Poder Judiciário, bem como de voluntários dispostos a contribuir com a Justiça.

O Coordenador Estadual do Movimento pela Conciliação, Adhemar Chúfalo Filho, disse que o momento é de autocomposição, de interação entre as partes, por isso o curso é tão importante.
O Coordenador Municipal, Nelson Coelho Filho, afirmou, em discurso, que é importante que os conciliadores hoje sejam parte da comunidade. E destacou que a conciliação resolve, de forma concreta, as pendências processuais e de maneira ágil.

Também compuseram a mesa de honra, a Diretora de Gestão e Estatística do TJTO, Maria Luiza Nascimento, e o Presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins (ASMETO), Allan Martins.

Mais de 250 pessoas se inscreveram no curso e serão capacitados a atuar como conciliadores voluntários, na Semana pela Conciliação, a ser realizada de 7 a 11 de dezembro.Durante a Semana, que é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que engloba o Poder Judiciário de todo o país, serão realizados mutirões de audiências na busca por acordos para solucionar os conflitos.

O tema deste ano é : “Conciliação - Com ela todo mundo ganha. Ganha o Cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País"

Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.