O segundo dia de atividades do 88º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça teve início às nove da manhã, no Hotel Golden Tulip. Durante a manhã, foram realizados debates sobre temas importantes para a administração dos tribunais e realizadas quatro apresentações.
A primeira palestra foi do desembargador José Roberto Neves Amorim (TJSP), que falou sobre "Alguns aspectos relevantes do novo CPC". Em seguida, o secretário geral do CNJ, José Guilherme Vasi Werner, apresentou a palestra "Gestão de demandas e o CNJ", onde destacou alguns aspectos do planejamento estratégico realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, como o projeto "Justiça em números", a gestão de demandas, as metas de nivelamento e aprimoramento, os 100 maiores litigantes nacionais, entre outros itens.
"Toda a estratégia de atuação do CNJ se dá fora das sessões. No momento em que o planejamento estratégico foi elaborado, os temas de maior necessidade foram tratados com mais atenção pelas comissões", destacou o secretário, ressaltando a importância de uma boa relação entre o Conselho Nacional de Justiça e os Tribunais de Justiça "para legitimar ainda mais a atuação do CNJ", destacou Werner.
O Tribunal de Justiça da Paraíba realizou uma apresentação sobre a implantação do programa "Processo Judicial Eletrônico", demonstrando as dificuldades enfrentadas por aquele Tribunal a partir da aquisição do software, cedido pelo Conselho Nacional de Justiça. "A grande vantagem é que o software já está pronto, é um bom programa, é bem feito e tem o patrocínio do CNJ. A Paraíba optou por esse software e não se arrependeu, mas não é simplesmente instalar o programa", destacou o diretor de informática daquele Tribunal, José Augusto Neto, que disponibilizou as dicas para utilização do software no site do TJPB. Ainda no período da manhã, o desembargador Léo Lima (TJRS) falou sobre o tema "Gerenciamento de Recursos de Depósitos Judiciais à disposição da Justiça Estadual".
O presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, desembargador Marcus Antônio de Souza Faver, anunciou, durante a manhã, que o próximo encontro do Colégio de Presidentes será entre os dias 13 a 15 de outubro em João Pessoa, na Paraíba.
Na parte da tarde, está prevista, ainda, uma apresentação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. A partir das 16 horas, acontecem as manifestações dos presidentes e, no encerramento, a elaboração da "Carta de Vitória".
As palestras de hoje (26/8) acontecem na Sala de Reuniões do Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá, em Vitória.

MAIRA FERREIRA - da redação do TJES
Vitória, 25 de agosto de 2011.