A cidade de Figueirópolis, localizada a 295 Km de Palmas, há muito espera por um novo Fórum. O prédio atual é pequeno e inadequado para atender à demanda da Comarca. A partir de agora, com o lançamento pela Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Willamara Leila, na última terça-feira (20/10), da pedra fundamental da construção do novo Fórum, o município se enche de esperança. “Esse é um dia que entrará para a história de Figueirópolis, pois é a primeira vez que a Presidente do Tribunal de Justiça vem à nossa cidade não apenas para visitar, mas para anunciar obras”, disse o prefeito José Fontoura Primo.

Durante o evento, tamanha foi a alegria do município em receber o marco inicial das obras, que o prefeito José Fontoura solicitou à Câmara Municipal um projeto de lei para conceder à Desembargadora Willamara Leila o Título de Cidadã Figueiropolina. Os Servidores do Judiciário também prestaram suas homenagens à Presidente do TJTO.

A Desembargadora Willamara Leila agradeceu as homenagens, garantindo que acompanhará de perto todas as etapas das obras. “A finalidade dos novos Fóruns é uma excelente prestação jurisdicional ao povo aflito pela Justiça, e que precisa de nós”, destacou.

O deputado estadual Ângelo Agnolin, mencionou, após assistir às maquetes eletrônicas do projeto arquitetônico dos Fóruns e das Unidades Judiciárias, o comprometimento da gestão 2009/2011 com a sociedade. “Esta ação extensiva tornará o Poder Judiciário mais forte no interior. Isso demonstra a visão de líder e de gestora da atual Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Willamara Leila”, afirmou.
Para o Juiz e Diretor do Fórum, Fabiano Gonçalves Marques, a obra trará benefícios aos servidores e à comunidade de Figueirópolis. “O novo Fórum é de fundamental importância para os nossos servidores e, por conseqüência, proporcionar uma prestação jurisdicional mais ágil”, frisou.

A servidora Francielma Coelho de Aguiar, que trabalha no Fórum há 15 anos, comemorou o lançamento das obras. Segundo ela, com o novo prédio haverá mais conforto para os servidores e, assim, mais satisfação para atender cada vez melhor ao cidadão.
Instalações
A Comarca de Figueirópolis é de 1ª entrância. Para a construção do novo Fórum, a Prefeitura Municipal doou o lote de aproximadamente 3.438 m2 . O terreno é o mesmo onde hoje funciona o atual Fórum, mas as novas instalações serão maiores. Terão 696 m2 de área construída, composta por um gabinete do juiz da Comarca, com sala de audiência, cartório e recepção. Além disso, o novo prédio contará com almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências.

Conforme projeto arquitetônico desenvolvido pela Diretoria de Obras do TJTO, os novos prédios são padronizados e concebidos em módulos, a fim de facilitar a identificação por parte da comunidade e também facilitar a ampliação quando a Comarca for elevada à outra entrância.

Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.