“Este novo Fórum será construído com muito amor, para dar mais dignidade ao trabalho de Juízes e Servidores. Se todos trabalharem felizes, colocaremos em prática o propósito do Poder Judiciário, que é atender bem as pessoas que precisam da Justiça”. Com essas palavras a Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Desembargadora Willamara Leila, fez o lançamento da pedra fundamental da obra do Fórum de Palmeirópolis, localizada a 458 Km de Palmas, na manhã desta terça-feira (20/10).

O terreno, que abrigará o novo prédio, possui 1.505,20 m2 e foi doado pela Prefeitura de Palmeirópolis, com aprovação da Câmara Municipal da cidade, cumprindo o princípio constitucional da harmonia entre os poderes. O prefeito de Palmeirópolis, Enoque Souza Alves, reforçou essa parceria. “Estamos muito felizes em receber o marco inicial desta obra, cuja realização só foi possível graças ao empenho de todos”, frisou.

Para o Juiz e Diretor do Fórum, Manuel de Faria Reis Neto, com este ato, a atual gestão do TJTO demonstra modernidade na garantia dos direitos ao cidadão. “O Poder Judiciário tocantinense tenta aproximar cada vez mais o juiz do cidadão, fazendo com que aquele vá ao encontro deste, beneficiando as pessoas de baixa renda, que às vezes não têm sequer condições de pagar o transporte para comparecer a uma audiência”, afirmou.

O advogado e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Lourival Venâncio de Morais, fez discurso relembrando as ações da Presidente do TJTO, quando era Corregedora-geral de Justiça do Estado. "Na época, graças à Desembargadora Willamara Leila, conseguimos um Juiz para nossa Comarca", disse o advogado elogiando a atuação da Presidente do Tribunal junto à comunidade de Palmeirópolis.

Durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Palmeirópolis, a Presidente do TJTO, Desembargadora Willamara Leila, apresentou o projeto arquitetônico do novo prédio a comunidade, Magistrados e Servidores da Justiça. Por ser de 2ª Entrância, a Comarca de Palmeirópolis contará prédio com aproximadamente 810 m2 de área construída, cuja planta segue o mesmo padrão do Fórum de 3ª entrância, exceto pelo menor número de gabinetes para juízes, compostos por sala de audiência, cartório e recepção.

As novas instalações serão padronizadas e terão almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências. Além de: Salão do Júri, com auditório para 78 lugares, sala secreta, alojamento da Polícia Militar, salas para testemunhas de acusação e defesa, espaço policial e celas. Concebido em módulos, os prédios podem ser ampliados quando a Comarca for elevada à outra entrância. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Diretoria de Obras do TJTO, com intuito de atender adequadamente ao cidadão.

Participaram do evento em Palmeirópolis, o Juiz e Diretor do Fórum de Alvorada, Ademar Alves, o promotor de Justiça Tarso Rizo, o Presidente da Câmara Municipal, Nilton Bastos, o prefeito de São Salvador, Denival Gonçalves, a delegada da Polícia Civil, Gladis Graziela Cury, o Comandante do 2º Pelotão da PM, Valdivino Carneiro, entre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.