Um momento histórico. Assim pode ser definido o lançamento da pedra fundamental das obras do Fórum de Paranã, a 304 Km de Palmas. A Presidente do TJTO, Willamara Leila, esteve no município no final da tarde desta segunda-feira (19/10), para lançar a obra. “Paranã é o berço histórico do Tocantins, onde tudo começou. Nada mais justo reconhecermos o valor desse município e proporcionarmos, com a construção dos novos fóruns, a melhoria no atendimento à população e também mais conforto aos servidores do Judiciário local”, destacou a Presidente do TJTO.

Durante a solenidade, a Prefeita de Paranã, Edymêe de Cássia Tocantins, entregou à Presidente do TJTO as escrituras do lote de 1.600 m2, doado pela Prefeitura, para a construção do prédio. “Estamos vivendo um momento significativo que marcará a história do nosso município, fortalecendo ainda mais a presença do Judiciário junto à nossa comunidade”, afirmou a Prefeita que relembrou a presença secular do Judiciário na cidade de Paranã. "Queremos reforçar essa união", disse.

O novo prédio, de acordo com projeto apresentado pela Desembargadora Willamra Leila a Magistrados e Servidores da Justiça do município, contará com cerca de 810 m2 de área construída, cuja planta segue o mesmo padrão do Fórum de 3ª entrância, a exemplo de Arraias, exceto pelo menor número de gabinetes para juízes. Em Paranã serão dois gabinetes para juízes, compostos por sala de audiência, cartório e recepção.

As novas instalações serão padronizadas e terão almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências. Além de: Salão do Júri, com auditório para 78 lugares, sala secreta, alojamento da Polícia Militar, salas para testemunhas de acusação e defesa, espaço policial e celas.

Atualmente o Fórum da Comarca, que é de 2ª entrância, funciona em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal.

Para o Juiz de Direito e Diretor do Foro, Fabiano Ribeiro, o Judiciário está acompanhando a evolução do próprio Estado do Tocantins. “Agradeço à Presidente a atenção dispensada à Comarca de Paranã, que mesmo antes do início da construção do Fórum já está reestruturando a nossa Comarca. Essa preocupação muito nos envaidece”, disse o Magistrado.

Também estavam presentes na cerimônia: o promotor de Justiça Tarso Rizo, o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (ASMETO), Allan Martins Ferreira, o prefeito de São Salvador, Denival Gonçalves, o Presidente da Câmara Municipal de Paranã, Antonio Pereira da Costa Júnior, o Juiz de Palmeirópolis, Manuel Faria Reis Neto, o Diretor Financeiro do TJTO, Alaor Junqueira, Serventuários da Justiça, Advogados, Cartorários e Tabeliães, entre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.