Representando o Poder Judiciário, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Desembargador Carlos Souza, prestigiou na noite desta quinta-feira (08/10), as eleições indiretas para Governador e Vice-Governador do Estado, na Assembléia Legislativa.

Como previsto, a Assembléia elegeu Carlos Henrique Gaguim (PMDB) para Governador e Eduardo Machado (PDT) para Vice. Dos 23 votos possíveis, 22 votaram na Chapa 1, de Carlos Gaguim. Apenas o deputado Toinho Andrade (DEM) se absteve. Os outros dois inscritos na disputa indireta para o cargo de Governador, Joaquim Rocha (PHS) e Adail Pereira Carvalho não foram votados. Na ocasião, Governador e Vice-Governador foram empossados nos cargos.

Para o Desembargador Carlos Souza o processo eleitoral transcorreu tranquilamente. “Vimos hoje que foi uma eleição transparente, obedeceu aos critérios das Constituições Federal e Estadual, com voto aberto dos deputados e acredito que a legislação foi rigorosamente cumprida”, avaliou o Vice-Presidente.

Na sessão solene de posse estavam presentes representantes de instituições, órgãos governamentais e outros poderes. Entre eles, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Desembargador José de Moura Filho, o Presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Valtênis Lino, o Presidente da União dos Vereadores do Tocantins (UVT), Vereador Gedeon Soares (PMDB), o Presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Vanderlei Barbosa (PSB), e o Prefeito de Palmas, Raul filho (PT).

Os Senadores pelo Tocantins, Sadi Cassol (PT), e João Ribeiro (PR), os representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Manoel Pires, e da Procuradoria Regional Eleitoral, João Gabriel Queiroz, e o Deputado Estadual pelo Estado do Maranhão, Chico Gomes, que, no ato, representou a governadora maranhense Roseana Sarney, também estavam na mesa.

Presidência da AL
Na mesma noite, durante sessão extraordinária, o deputado Júnior Coimbra (PMDB)foi eleito Presidente da Assembléia Legislativa, e a deputada Solange Duailibe, 1ª Vice-Presidente da Assembléia. De acordo com o boletim geral de apuração, divulgado pelo Legislativo, Júnior Coimbra obteve a aprovação de todos os deputados, num total de 24 votos válidos, assim como Solange Duailibe. Segundo a Assessoria de Imprensa da Assembléia, os demais membros da Mesa Diretora continuam os mesmos, homologados na composição passada. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa)

Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.