O projeto Aprendendo a Pensar desenvolvido pela Comarca de Aurora do Tocantins agora conta com sede própria. O local tem espaço adequado para a realização do trabalho com a comunidade. O espaço foi cedido pela Prefeitura da cidade. A inauguração ocorreu no último dia 16 de setembro.

 

O que é o Projeto:

Aprendendo a Pensar é um projeto social, sem fins lucrativos, iniciado no município de Aurora do Tocantins. Tem caráter educacional porque se destina a desenvolver e disseminar o gosto pela cultura, entre os habitantes do município e região, bem como o aperfeiçoamento profissional, ensejando a inclusão social. O trabalho, voltado às comunidades de baixa renda, é baseado, em sua totalidade, nas teorias construtivistas, onde a sociedade aprende a partir de suas próprias vivências, passando a buscar melhoria na qualidade de vida, consequentemente tirando-as da faixa de exclusão social.

 

As oficinas do projeto Aprendendo a Pensar são: 1- Cinema, 2- Módulo Ser Cidadão, 3- Desenho livre e pintura, 4- Artesanato, 5- Música, 6- Dança, 7- Esporte, 8- Biblioteca Amiga, 9- Idosos e 10- Poesia e Teatro. O Idealizador do Projeto é o Juíz de Direito Antonio Dantas de Oliveira Júnior, que conta com a ajuda dos coordenadores das pastas, dos colaboradores e dos voluntários do Projeto.

 

Os trabalhos são desenvolvidos com toda a população da cidade de Aurora do Tocantins, das cidades vizinhas e chega também aos detentos da cadeia pública de Novo Alegre. Quinzenalmente os grupos visitam a cadeia, desenvolvendo trabalhos, como: artesanato, momento religioso, leitura e palestras.

 

Em todas as datas comemorativas a equipe desenvolve uma atividade em comemoração e homenagens, como por exemplo, dia das mães, pais, entre outras datas.

 

Já estão sendo desenvolvidas algumas atividades como, escolinha de futebol, aulas de desenho livre e pintura, artesanato, aulas de samba de roda, catiras, aulas de aeróbicas para os idosos, saraus de poesia e cinema na praça. O projeto tem ainda o seu próprio coral de música "Cantando e Encantando". Além dessas várias atividades, a pretensão é estender ainda mais, trabalhando sempre com a população e buscando a inclusão social.

 

blog: projetoaprendendoapensar.wordpress.com

 

Fonte: Comarca de Aurora do Tocantins