O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, e a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha receberam na tarde de hoje (14) uma delegação de magistradas chinesas interessadas em conhecer o funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. A visita faz parte do acordo de cooperação firmado pelas cortes constitucionais dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Durante o encontro, foram abordados assuntos relacionados ao sistema jurídico e à estruturação do Poder Judiciário de ambos os países. Também foi discutido o papel e a participação da mulher no desenvolvimento de cada país.

A delegação visitou o Plenário do STF, o Edifício-Sede e a TV Justiça. Na TV, as magistradas puderam constatar a transparência das decisões do Poder Judiciário brasileiro, transmitidas ao vivo, e assistiram a uma apresentação sobre o sistema de votação eletrônica no Brasil. A palestra foi acompanhada pela ministra Cármen Lúcia, que é vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Liderada pela ministra Wang Xiuhong, da Suprema Corte Popular da China e Presidente da Associação de Juízas Chinesas, a delegação foi composta pela ministra Li Xiao (diretora da Associação), pelas juízas seniores Wu Qiuxia (presidente da Alta Corte de Shanxi), He Bixia (presidente da Corte Intermediária de Dongguan, província de Guangdong) e Song Yan (presidente da Corte de Loashan, cidade de Qingdao, província de Shangdong).

KK/EH