A preocupação com possíveis práticas de atitudes ilícitas por jovens e adolescentes nas noites dos finais de semana na capital levou o Poder Judiciário a articular com órgãos de defesa social a operação “Responsabilidade” na última sexta feira (26/08). Durante incursões na Praia da Graciosa, no ponto de encontro conhecido como Mega Point e no estabelecimento comercial Hot Mania, localizado na região central da Capital, a operação esteve focada na averiguação do envolvimento de jovens e adolescentes com consumo de álcool e entorpecentes, no combate à prostituição infanto-juvenil, e, ainda, na identificação de outras irregularidades.

Com a participação de 195 pessoas dentre agentes de proteção da Vara da Infância e Juventude de Palmas, policiais militares, civis, guardas metropolitanos, técnicos da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas e do Conselho Tutelar, foram abordadas 380 pessoas, sendo 154 encaminhadas ao Conselho Tutelar sediado no Centro Integrado de Atendimento à Criança ao Adolescente (CIACA), onde 48 adolescentes foram retidos e os pais notificados. A operação permitiu ainda a captura de um adolescente infrator evadido da unidade de semiliberdade, resultou na autuação em flagrantes de três pessoas pela pratica dos crimes de lesão corporal, vias de fato e violência contra a mulher, além de abordar mais de trezentos veículos, dos quais oitenta foram autuados ou apreendidos,  muitos, inclusive, por estarem sendo indevidamente conduzidos por adolescentes.

De acordo com a Juíza Silvana Parfeniuk, titular da Vara da Infância de Palmas, o que motivou a articulação com as instituições envolvidas na operação foi uma fiscalização rotineira desencadeada no último dia 19 de agosto, por agentes de proteção à criança e ao adolescente de Palmas com apoio de policiais militares, quando foram identificados os pontos de concentração de adolescentes e possíveis práticas ilícitas. “Como na primeira operação o contingente de agentes de proteção e policiais era pequeno diante do grande o número de pessoas nestas localidades, não foi possível a realização de abordagens, uma vez que nossos colaboradores corriam o risco de sofrer agressões. Neste sentido, acionamos os diversos órgãos de defesa social da cidade para que pudéssemos realizar uma operação de maior impacto e eficiência”, argumentou.

Segundo a magistrada, são necessárias ações continuadas para, assim, serem reduzidas as ocorrências de práticas ilícitas por e contra jovens e adolescentes, inclusive para que os pais sejam responsabilizados, uma vez que foram encontrados adolescentes dirigindo carros e motocicletas pela noite de sexta-feira. “Ao final da operação fomos informados pelo Cel. Messias Lopes da Conceição que ocorrera apenas um acidente de automóvel naquela noite, ao contrário de outros finais de semana, quando o número varia entre 10 e 15 ocorrências”, ilustrou.

Google

Ao fazer uma simples pesquisa no site de busca “Google.com.br” é possível verificar que a Praia da Graciosa com seu Mega Point se tornou um lugar de práticas irregulares por adolescentes, como consumo de drogas e álcool, prostituição e agressões físicas. Isto motivou ainda mais a ação dos órgãos competentes.

Operação Responsabilidade em números

- ATTM: 14 Agentes;

- GMP: 19 Guardas

- Agentes do CIACA: 15

- Agentes do Conselho Tutelar: 16.

OCORRÊNCIAS:

NATUREZA

ESPECIFICAÇÃO/QUANTIDADE

Pessoas abordadas

Pessoas encaminhadas ao CIACA

Maiores liberados

Menores retidos e notificados

OCORRÊNCIAS REGISTRADAS

Captura de fugitivo - adolescente infrator

Vias de fato

Violência física contra mulher