Reunidos, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, os juizes Diretores de Foros das 42 Comarcas e alguns servidores receberam orientação de técnicos, contratados pela Instituição, acerca da utilização de Suprimento de Fundos. A capacitação, que se iniciou nesta segunda-feira (29/08) seguiu até a tarde de terça-feira (30/08), é uma realização do TJTO em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esmat).

A abertura do encontro contou com a participação da Presidente do TJTO, desembargadora Jacqueline Adorno, do Diretor da Esmat, desembargador Marco Villas Boas e do Diretor Geral, José Machado dos Santos. Após as boas vindas, aos presentes, a presidente explanou sobre a Importância dos Diretores de Fórum na Gestão do TJTO.

Ela convidou os magistrados a participarem do planejamento da Instituição, com a elaboração de um levantamento do consumo de material de expediente anual, como forma de reduzir custos e racionalizar os gastos do erário. Em seguida o diretor da Esmat cumprimentou a diretoria pela iniciativa pela busca de uma gestão participativa. E por fim, o Diretor Geral falou sobre o papel do juiz como gestor administrativo do poder judiciário. Após as explanações, os magistrados puderam expor um pouco sobre a realidade de cada Comarca.

Na manhã de hoje, os integrantes do judiciário de todo estado estão acompanhando uma palestra que apresenta o “Sistema Adiantamento – Suprimento de Fundos, utilizado pelo TJTO” e “Avaliação Prática do Sistema – Laboratório de Informática da Esmat”. Estes temas serão abordados detalhadamente também no período verpertino desta terça-feira.