Em comemoração ao dia do meio ambiente (05/06), o Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio, realizou projeto que visa despertar a consciência ambiental nas crianças.

As turmas do 1º e 2º períodos do Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio do TJTO vem desenvolvendo os projetos “Cuidados e descobertas do Meio ambiente” e “Eu e o meu planeta”. O objetivo é estudar a relação do aluno com o meio ambiente e como conseqüência o respeito e a valorização do planeta.

Na manhã desta terça-feira (07/06), as turmas do mini maternal, maternal, 1° período, 2° período e brinquedoteca se uniram e produziram uma exposição com diversos quadros feitos a partir de material reaproveitado.

As crianças assistiram ao filme “Rio Pardo Sim, Rio Sujo Não” e em seguida produziram um tapete que fez a releitura da estória contada no filme. No tapete, cada turma reproduziu uma etapa do filme, contando desde o início do rio limpo, passando pela poluição, até a chegada da água para o consumo.

As alunas da brinquedoteca, Ana Clara Almeida Campos Pimentel e Marina de Castro Dias aprenderam a lição, “é importante preservar o meio ambiente para o futuro. O lixo que a gente produz pode ser usado de novo”.

A diretora do CEI, Luciana Fagundes Bastos de Carvalho, ressaltou que a preservação do meio ambiente não é trabalhada somente agora: “o importante é que esse projeto é desenvolvido diariamente dentro da sala de aula, mas as crianças só agora transformaram o aprendizado nessa exposição”, diz. Ela diz ainda que se sente feliz pelo aprendizado das crianças, que agora já percebem a importância do meio ambiente.

Os alunos do CEI já praticam a preservação do meio ambiente diariamente. Um exemplo disso foi o corte dos copos plásticos. Cada criança traz seu próprio copo de casa, assim, os copos plásticos já não são mais usados. Além disso, durante o projeto, as crianças desenvolveram lixeiras que mostram a importância de realizar a coleta seletiva do lixo.