O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, por meio da Vara de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Escola da Magistratura Tocantinense realizam no próximo dia 22, às 13h, no auditório do TJTO em Palmas, seminário com o tema: “As Drogas na Violência Doméstica”.

Com o objetivo de capacitar, informar, provocar o debate e propor alternativas para os prejuízos que as drogas causam nas famílias, o seminário vai mostrar como o uso de drogas é fator determinante no crescimento dos casos de violência contra a mulher.

O evento será aberto ao público e os interessados poderão fazer sua inscrição antecipadamente através do formulário disponibilizado no site do TJTO (www.tjto.jus.br) ou ainda no dia do seminário.

Entre os convidados estão a Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Ministério Público Estadual e Federal, Instituições de Ensino (Ulbra, IFTO, UFT entre outros), técnicos e gestores da Secretaria Municipal e Estadual da Saúde, Organizações Não-Governamentais de combate ao uso de drogas e violência doméstica, além de autoridades públicas.

A iniciativa do evento partiu da necessidade de discussão e debate sobre a ligação entre o uso de drogas e a violência doméstica. Uma pesquisa foi realizada pela equipe multidisciplinar da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na capital, revelando que em 70% dos casos de violência contra a mulher, o agressor estava sob o efeito de algum tipo de droga. Durante o seminário será apresentado o resultado completo desta pesquisa.

A realização do seminário coincide com a Semana Internacional de Combate às Drogas e com o Dia Mundial de Combate às Drogas, 26 de junho. Na a programação do seminário “As Drogas na Violência Doméstica”, estão a palestra com o tema “O poder das drogas no corpo humano, na família e na violência doméstica”, que será proferida por Wordney Camarço, médico psiquiatra; depoimentos de usuários e ex-usuários de drogas; espaços para debates e ainda uma mesa redonda que tratará dos desafios das Casas de Recuperação no Estado do Tocantins.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

13h – Credenciamento

13h30 – Abertura

13h45 – Apresentação Cultural – Coral do TJ

14h – Palestra: “O poder das drogas no corpo humano, na família e na violência doméstica” -  Wordney Camarço

14h30 – Perguntas e debates;

15h – Depoimentos de usuário de drogas;

15h15 – Apresentação dos dados estatísticos das drogas relacionados à violência doméstica contra a mulher;

15h30 – Depoimentos de usuário de drogas;

16h – Mesa redonda: Os desafios das Casas de Recuperação no Estado do Tocantins;

16h45 – Perguntas e debates;

17h15 – Depoimentos de ex-usuário de drogas;