O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TRE) e integrante do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski foi homenageado na tarde desta sexta-feira (03/06) com a medalha do Mérito Eleitoral do Tocantins no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). Durante solenidade bastante prestigiada por autoridades do Estado, que contou com a presença do Governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos, do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador Moura Filho (TRE), da Presidente do Tribunal de Justiça, Jacqueline Adorno e demais autoridades, o homenageado, além de agradecer a honraria destacou a importância do Tocantins para o país. “Estou extremamente sensibilizado por receber esta homenagem. O Tocantins é um Estado dos mais progressistas da Nação brasileira, os cidadãos daqui são os novos bandeirantes do Brasil”, afirmou.

Ao conceder a honraria, criada para incentivar a cooperação com a Justiça Eleitoral e o exercício da cidadania, o desembargador Moura Filho enalteceu a atuação do Presidente do TSE à frente do TSE, em especial ao auxílio despreendido durante o último pleito eleitoral. “A medalha é uma forma de externar o reconhecimento àqueles que contribuem de maneira significativa à Justiça Eleitoral. Esta homenagem é uma forma de reconhecer o engrandecimento da Justiça Eleitoral do Tocantins. Se não fosse a vossa atuação, teríamos encontrado graves dificuldades”.

Visita à Presidência do TJTO
Antes de iniciada a sessão solene do Pleno do TRE de outorga da medalha, o ministro Lewandowski visitou o gabinete da Presidência do TJTO, onde recebeu as boas vindas da desembargadora Jacqueline Adorno. Para ela, é uma distinção para o Poder Judiciário do Tocantins receber a visita de pessoas do porte do ministro, que além da importância dos cargos que ocupa, são exemplos de intelectualidade, moralidade profissional e, principalmente compromissadas com a Justiça.

Registro de visita ilustre
Além da homenagem concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral, a visita do ministro Lewandowski ficou registrada numa placa descerrada antes do início da sessão na Galeria de Visitantes Ilustres no hall do Pleno do TJTO e no livro de Registros Notáveis.