O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou recente a data em que será realizada a Semana Nacional da Conciliação deste ano. Entre os dias 28 de novembro a 02 de dezembro de 2011, os Tribunais de Justiça de todo o país estarão engajados nos mutirões de conciliação.

Este ano, a campanha pela conciliação vai buscar nos tribunais os maiores litigantes do país como as agências reguladoras, bancos, empresas de telefonia, dentre outros. O intuito é buscar um acordo entre as partes para fortalecer a cultura do diálogo.

A equipe da Coordenadoria Estadual do Movimento pela Conciliação já começa uma mobilização para incentivar as Comarcas do Estado a apoiarem a Campanha de Conciliação. Um levantamento será feito no intuito de investigar quais os maiores litigantes no Tocantins e para analisar quais os processos são possíveis de acordo.

O juiz e coordenador do Movimento pela Conciliação no Tocantins, Gilson Coelho Valadares, reitera que a coordenadoria vai buscar em todo o Tribunal de Justiça e nas comarcas quais os maiores litigantes do Estado a fim de centralizar o mutirão nestas situações. “Sabemos que a prática da conciliação já é algo constante em todas as Comarcas e que a Semana Nacional atua como um movimento para dar visibilidade a esta prática dentro do Poder Judiciário” diz o juiz.

Além da Semana de Conciliação e dos mutirões realizados freqüentemente, os interessados em fazer acordo através da Central de Conciliações de Palmas, devem procurar no site do Tribunal de Justiça o link da Central de Conciliações e no menu “Quer Conciliar?”, o proponente pode preencher o formulário e solicitar uma análise do seu processo.