Duas comarcas no interior do Estado realizarão correições ordinárias ainda no mês de maio: Pedro Afonso e Xambiá, Comarcas de 3ª e 2ª Entrância, respectivamente.

A Correição Geral Ordinária é um procedimento que acontece em todas Comarcas do Tocantins nos mês de maio, de cada ano, ou por motivo de força maior e autorização expressa do Corregedor-Geral.

Os trabalhos são realizados pelo Juiz de Direito Diretor do Foro, com auxílio dos demais juízes, e verifica a execução de todos os serviços relacionados à prestação jurisdicional tanto na área administrativa, quanto jurídica.
Pedro Afonso

Em Pedro Afonso, o Juiz de Direito e Diretor do Foro,  Milton Lamenha é quem comandará o trabalho de Correição entre os dias 16 e 20 de maio. A Correição ocorrerá na Comarca e nos distritos pertencentes a Pedro Afonso.

Os servidores e oficiais dos cartórios extrajudiciais já foram convocados por meio de portaria publicada. O Juiz Milton Lamenha também convidou autoridades e toda a comunidade do município para participar. A abertura da Correição Ordinária está marcada para as 9h do dia 16 de maio, no salão do júri do fórum da Comarca.

Xambioá

Na Comarca de Xambioá, o Juiz Substituto José Roberto Ferreira Ribeiro determinou através de portaria publicada no Diário da Justiça, que a Correição Ordinária ocorrerá entre os dias 20 a 30 de maio. Serão inspecionadas as Varas Judiciais, os Cartórios Extrajudiciais e a Delegacia de Polícia.

A solenidade de abertura dos trabalhos ocorrerá no salão do júri do fórum da comarca e toda a comunidade e autoridades de Xambioá estão convidadas.

Tanto em Pedro Afonso quanto em Xambioá, os prazos processuais serão suspensos durante o período em que ocorrerá as Correições Ordinárias.