A divisão de Sistemas de Informação disponibiliza aos usuários do Diário da Justiça o novo sistema de Pesquisas Públicas, no portal do Tribunal de Justiça do Tocantins (www.tjto.jus.br). Graças ao cadastro de matérias por meio do novo sistema, o público ganha agilidade e efetividade na recuperação das informações publicadas, haja vista que imediatamente após a publicação do diário as informações já podem ser recuperadas na pesquisa.

A consulta pública possui em sua tela inicial a listagem dos diários publicados no ano atual, na qual o usuário pode navegar pelas edições. O usuário também pode, através da opção “Anos Anteriores”, navegar pelos diários publicados em outros anos.

A “pesquisa Google”, utilizada anteriormente, ainda continua disponível. Através desta opção, o usuário pode pesquisar os textos dentro dos arquivos PDF, o que inclui as publicações particulares. Esta pesquisa também deve ser utilizada para os diários publicados antes de 28 de fevereiro de 2011, uma vez que estas matérias foram cadastradas no sistema antigo.

Através da opção “Pesquisar”, o usuário terá acesso à nova pesquisa. Se for digitado o conteúdo a ser pesquisado sem utilizar as “Opções de Filtro”, o sistema pesquisará o texto em qualquer campo de cadastro das matérias no banco de dados. Por se tratar de uma pesquisa mais extensiva, ela levará mais tempo para recuperar as informações e deverá ser utilizada quando houver dúvida acerca da localidade da informação que se deseja procurar. Para uma pesquisa mais ágil, devem-se utilizar as opções de filtro, nas quais poderá ser especificado melhor o que se deseja pesquisar.

A Diretoria de Tecnologia da informação trabalha no intuito de buscar melhores ferramentas e rotinas de trabalho, sempre tendo como foco o cidadão, usuário do poder judiciário. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para a divisão de Sistemas de Informação.