Tarde descontraída, de muita alegria e interação, assim foi a homenagem realizada para as servidoras que integram o Poder Judiciário tocantinense, devido à comemoração do Dia Internacional da Mulher. Com a presença de muitas servidoras, inclusive da Presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Jacqueline  Adorno e da Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Ângela Prudente, o auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins foi palco de uma singela, porém, emocionante solenidade. Benção ecumênica, sorteio de brindes, maquiagem para as servidoras, além de apresentações artísticas de servidores da Casa abrilhantaram o evento.

 Em sua saudação às mulheres da Justiça, a Presidente do TJTO fez questão de enfatizar que aquele momento era para homenagear todas as servidoras que “trabalham com alegria e dedicação para a prestação jurisdicional”. Ela vislumbrou ainda o dia em que todo cidadão terá igualdade no trabalho e em seus direitos. “Estamos próximas de termos o direito de escolher o que quisermos ser, seja Presidente da República ou Dona de Casa, caminhando ao lado de todos, ombro a ombro, nem à frente e nem atrás de nossos semelhantes”, enfatizou.

 Já a Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Ângela Prudente, em suas palavras às servidoras, exaltou as conquistas da mulher nos últimos anos. “No século XIX as mulheres não tinham direito à educação. As que conseguiam, por serem de famílias abastadas, aprendiam a ser donas de casa, ou seja, a educação era restrita aos afazeres domésticos. Realmente, hoje, a mulher ter conseguido seu espaço decorre de grandes lutas”, lembrou.

 Homenagem

Os representantes da Igreja Católica, Pe. Élcio Gomes, da Comunidade Evangélica, Pastor Ilvo Bender e da Comunidade Espírita, Ubirajara Augusto realizaram o momento ecumênico. As apresentações artísticas ficaram por conta do Coral “Canto a Canto”, composto por servidores do TJTO, e da servidora Keila Lipe que com canções da Musica Popular Brasileira emocionaram a todos presentes. Ao final, graças a doação de empresas da Capital, diversos brindes foram sorteados.

 Curiosidade

Atualmente, o Tribunal de Justiça conta com 454 servidores, sendo 226 mulheres.