Com o encerramento de mais uma versão do projeto “Cultura, Diversão e Arte” que teve como tema o Carnaval, as crianças do Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio (CEI) fizeram uma grande festa nesta quinta-feira (03/03). Ao som de marchinhas e outras músicas carnavalescas, foi antecipada a festa da folia de Momo com um divertido Baile.

Durante duas semanas os alunos aprenderam um pouco da história de uma das festas mais populares da cultura brasileira. “A comemoração do carnaval para as crianças é importante não só pela festa, mas também para contar a história da mais importante manifestação cultural do Brasil”, explica a Diretora do Centro, Luciana Carvalho.

Cada turma, desde o mini-maternal até a brinquedoteca, participaram da festividade. Blocos foram formados e a criançada se fantasiou para danças ao som dos artistas regionais Mara Rita e Abrãozinho.

A senhora Maria Valdenir, avó da aluna Beatriz Dias do maternal, destacou que ações assim são importantes para as crianças por ajudá-las a se soltarem, se desinibirem, promovendo, inclusive, a interação entre eles.

Todo o material usado na decoração do Baile de Carnaval foi reaproveitado de outras atividades, com a participação dos alunos na confecção dos enfeites que deu destaque aos personagens símbolos do da Comédia Dell´arte. – personagens precursores do carnaval da cultura italiana do século XVI - Arlequim, Colombina e Pierrô.

O projeto

O projeto “Cultura, Diversão e Arte” é uma forma de abordar as diversidades culturais, bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.