Diretora Adjunta da Escola Superior da Magistratura (Esmat), Etelvina Maria Sampaio Felipe possui 25 anos de Judiciário tocantinense, ingressando no primeiro concurso para juízes, tomando posse em 13/11/1989. É formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1982). Pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Goiás e em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense - Esmat. É mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins em parceria com a Esmat. Antes da posse como desembargadora atuava no cargo de juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e era titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Colinas do Tocantins. Após compor lista tríplice, foi a escolhida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes. A eleição para a promoção ao cargo de desembargadora, pelo critério de merecimento, ocorreu em (5/3/15), durante sessão do Tribunal Pleno.