Servidores das Comarcas de Goiatins e Filadélfia são capacitados pela Ouvidoria Judiciária

Servidores das Comarcas de Goiatins e Filadélfia participaram, nesta quinta-feira (16/03), do curso de capacitação da Ouvidoria Judiciária "Atendimento Nota 10". A intenção é ter todos os servidores aptos a atender, da melhor forma, o cidadão. Entre as ferramentas de trabalho, está o totem de atendimento instalado em todas as 42 comarcas do Tocantins.

Segundo a servidora de Goiatins, Elisania Maurício de Andrade, o totem é um equipamento de comunicação que vem contribuir com o trabalho da Justiça. Segundo ela, com o equipamento as pessoas ficam mais desinibidas para fazer uma reclamação ou até mesmo um elogio ao trabalho prestado pelos servidores e magistrados. Regina Alves Araújo também é uma colaboradora que aprendeu no curso a usar o totem e acredita que a ferramenta é de grande utilidade para a Comarca, pois o trabalho pode ser melhorado com algumas sugestões.

O secretário do Foro, Jenilson Rodrigues de Araújo, que já foi capacitado pelo curso “Atendimento Nota 10”, ressalta que a iniciativa é muito importante para aproximar o cidadão do Poder Judiciário. “Eu já sou um multiplicador, por onde eu ando falo sobre essa ferramenta de comunicação. É um ponto muito positivo, pois as pessoas podem fazer elogios, sugestões e críticas para contribuir com a prestação jurisdicional”, afirmou.

 

Filadélfia

Na Comarca de Filadélfia, a equipe da Ouvidoria Judiciária também deu explicações sobre como usar a página na internet. O juiz Fabiano Ribeiro, diretor do Foro, participou da capacitação e frisou que o curso serve como um ótimo incentivo para os servidores. De acordo com o servidor Flávio Moreira de Araújo, a Comarca já recebeu muitos elogios e com o totem fica mais fácil estabelecer esse contato direto com o jurisdicionado, de forma institucional.

Atualmente, o canal de comunicação mais utilizado para receber o feedback da população é o formulário eletrônico e o serviço oferecido pelo 0800. Mas, segundo a assessora jurídica, Alane Rego, o novo canal de comunicação já está sendo bastante usado na Comarca e, através dele, já foram recebidas sugestões e também elogios. Ela conta que o público externo se beneficia bastante com a ferramenta. “O que eu achei mais fantástico foi um advogado de outro estado usar o totem para conseguir uma prestação jurisdicional mais célere aqui na Comarca”, exemplificou.

Alyce Milhomem – Cecom/TJTO

Fotos: Carlos Abreu