Dia do Ouvidor: Ouvidoria Judiciária investe em atendimento nas 42 comarcas do Tocantins

Nesta quinta-feira (16/3), Dia Nacional do Ouvidor, destaque para as ações do Poder Judiciário do Tocantins em busca de aprimorar a prestação jurisdicional por meio do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria Judiciária. Canal direto com o cidadão para identificar suas necessidades, buscar soluções para seus questionamentos, oferecer informações, ouvir sugestões e aprimorar a prestação do serviço, a Ouvidoria Judiciária investe em ações concretas nas 42 comarcas do Tocantins para garantir o direito à informação e ao exercício da cidadania.

No Tocantins, a Ouvidoria Judiciária desenvolve projetos para levar os serviços a todas as comarcas do estado. Um deles é a instalação de totens de atendimento nos 42 fóruns do Tocantins. Sempre posicionados em locais estratégicos e de fácil acesso, cada terminal conta com um computador com acesso à internet para que os cidadãos possam se conectar às páginas Tribunal de Justiça e da Ouvidoria Judiciária na web e tirar dúvidas, fazer elogios, reclamações e contribuir para o aprimoramento do Poder Judiciário.

“Nosso papel principal é conduzir e buscar meios para que se desenvolvam ações visando a aproximação com a comunidade, bem como a acessibilidade à informação”, ressaltou a Ouvidora Judiciária do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente.

Ainda segundo a magistrada, a Ouvidoria no Tocantins é referência para outros tribunais de Justiça do Brasil. "Nossos projetos são inovadores e quebram paradigmas. A Ouvidoria Judiciária tem comprometimento e responsabilidade social, pois sabemos que não basta simplesmente atender. É preciso servir ao cidadão com presteza”, completou.

Outros projetos

Os investimentos na capacitação dos servidores do Judiciário por meio do projeto “Atendimento Nota 10”, lançado em 2016, também merecem destaque. A iniciativa visa atingir a excelência no atendimento ao cidadão, levando em consideração a satisfação dos usuários, o envolvimento de todos os servidores, a valorização das pessoas e a otimização de tempo.

Já o projeto “Ouvidoria vai à escola” é voltado ao público jovem. Por meio de palestras nas unidades escolares, os estudantes conhecem o funcionamento do órgão e se tornam multiplicadores das iniciativas em sua comunidade.

Como acessar

No Tribunal de Justiça do Tocantins, a Ouvidoria Judiciária faz atendimento presencial aos cidadãos e funciona também pelos telefones 0800 6444 334 ou (63) 3218-4412. As dúvidas, reclamações, sugestões e elogios podem ser enviados ainda pelo endereço eletrônico www.tjto.jus.br/ouvidoria, no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por carta ao Palácio da Justiça Rio Tocantins, Praça dos Girassóis, S/Nº, Palmas – TO, CEP: 77015-007.

 

Maria Gabriela – Cecom/TJTO

Foto: Rondinelli Ribeiro - Cecom/TJTO