Ferramenta de comunicação da Ouvidoria Judiciária é entregue no extremo Norte do estado

A Ouvidoria Judiciária entregou novos totens de atendimento às Comarcas de Xambioá e Wanderlândia nesta quarta-feira (15/03). Na terça-feira (14/03), o equipamento de atendimento ao cidadão já havia sido entregue na Comarca de Itaguatins, extremo Norte do Tocantins. Uma equipe da Ouvidoria Judiciária está percorrendo todas as regiões do estado para inaugurar os totens e conhecer melhor a realidade das comarcas.

De acordo com a Ouvidora Judiciária, desembargadora Ângela Prudente, a iniciativa de visitar as comarcas é uma forma de ver de perto a realidade de cada uma delas e, assim, poder contribuir para melhorias na qualidade do serviço prestado à população. Em cada local, a magistrada fez questão de frisar o compromisso da Ouvidoria Judiciária, que tem como missão servir de canal de comunicação direta entre o cidadão e os órgãos que integram o Poder Judiciário do Tocantins. “Fico feliz de podermos contribuir, pois é um serviço que a população merece. E os servidores têm papel fundamental em todo o processo”, assegurou.

Itaguatins

Na manhã de terça-feira (14/03), o totem foi entregue no Palácio da Justiça Filemon Suarte Nogueira, em Itaguatins. Durante a solenidade, o magistrado José Carlos Tajra Reis Júnior ressaltou a iniciativa e falou sobre a facilidade que o equipamento proporcionará à população. “É bom ver que o Judiciário está em constante evolução. A possibilidade de ouvir o usuário ajuda muito na qualidade da prestação jurisdicional”, garantiu.

De acordo com o secretário do Foro, Regivaldo da Silva Araújo, o totem será bastante útil na Comarca e, após a entrega oficial para os usuários, a procura pela ferramenta de comunicação será bem maior.

Participaram da entrega do totem na Comarca o promotor de justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida, a prefeita de Itaguatins, Maria Ivoneide Matos Barreto, representantes da Prefeitura e Câmara Municipal  das cidades de Sítio Novo e Maurilândia, servidores e a comunidade local.

Xambioá

Nesta quarta-feira (15/03) os servidores da Comarca de Xambioá receberam a equipe da Ouvidoria Judiciária. Ao fazer a entrega oficial do totem, a desembargadora Ângela Prudente fez questão de lembrar que os servidores de todas as Comarcas participaram de um curso de capacitação do projeto “Atendimento Nota 10”, e que o Judiciário trabalha desta forma para que os profissionais desempenhem um serviço cada vez melhor.

Maria de Fátima Vieira Rolin, servidora capacitada pela Ouvidoria Judiciária, reforçou a importância do curso para a prestação do serviço à população. “Por mais que nos esforcemos para atender com qualidade, às vezes falta técnica. E lá no curso aprendemos como oferecer um bom atendimento”, afirmou.

Para o magistrado José Eustáquio de Melo Júnior, é uma satisfação poder contribuir na excelência dos serviços prestados pelo Poder Judiciário. O diretor do Foro acredita que o totem é uma ferramenta moderna e útil, que facilitará bastante todo o processo.

Além do juiz diretor do Foro, José Eustáquio de Melo Júnior, prestigiaram o evento o promotor de Justiça, Rui Gomes Pereira da silva; o defensor público Luis da Silva Sá; o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB em Xambioá, Raimundo Fidelis Oliveira Barros; prefeita de Xambioá, Shirley Patrícia Matos de Alencar Dias; Comandante da Polícia Militar local, Jonnathan da Silva Pires; oficiais de Cartórios, advogados e representantes da Câmara Municipal de Xambioá e Ananás.

Wanderlândia

Ainda nesta quarta-feira (15/03), foi a vez da Comarca de Wanderlândia receber a ferramenta de comunicação direta com o jurisdicionado. Durante a solenidade, a Ouvidora Judiciária, desembargadora Ângela Prudente, destacou a Ouvidoria no Tocantins é a única do país que tem a ferramenta de comunicação instalada em todas as Comarcas.

Para a diretora do Foro, juíza Wanessa Lorena Martins de Sousa Motta, dar possibilidade para o cidadão falar é muito importante, pois além de aproximação, o Judiciário também ganha em termos de qualidade.

Prestigiando a solenidade, o defensor público Felipe Fernandes de Magalhães ressaltou que a Defensoria Pública, o Ministério Público, bem como todos os órgãos ligados à Justiça se beneficiarão com essa ferramenta. “Vai ocorrer um retorno de informações muito importante. Vamos compartilhar o que acontece de positivo e negativo, e no final de tudo poder contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional”, frisou.

Participaram da entrega do totem o prefeito de Wanderlândia, Eduardo Silva Madruga; o prefeito de Piraquê, Eduardo dos Santos Sobrinho; o representante da OAB – subseção de Araguaína, Djalma Araújo Ferreira Júnior; representantes das cidades vizinhas; presidente da Câmara Municipal de Darcinópolis, Paulo Almeida Farias; vereadores, advogados e comunidade local.

Após o término da entrega dos totens em cada Comarca, a desembargadora Ângela Prudente, também presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), realizou audiência pública para tratar da biometria.

Alyce Milhomem – Cecom/ TJTO

Fotos: Carlos Abreu