Gestão por Competências

A gestão por competências é uma nova tendência que tem por referência central as pessoas, como recurso determinante ao sucesso da organização. Este novo modelo está focado nas habilidades, aptidões, talentos e experiências das pessoas que compõem o quadro de servidores. É um processo que conduz os colaboradores para atingir as metas e os objetivos da organização, mediante suas competências técnicas e comportamentais.

O Poder Judiciário do Estado do Tocantins tem a necessidade de implantação do modelo de Gestão pessoas por Competências e Desempenho Integrado como forma de oferecer sustentação às ações de Gestão de Pessoas. O objetivo é também proporcionar um direcionamento dessas ações de desenvolvimento necessárias, a serem ministradas aos servidores e ainda, gerar dados para análise de melhor aproveitamento das competências dos colaboradores. No contexto estratégico da Justiça do Estado do Tocantins, este Tribunal alinhou suas estratégias a Resolução nº 70/2009 do CNJ e estabeleceu conforme Resolução 21/09-TJTO no tema Gestão de Pessoas, o objetivo estratégico de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores. Nesse objetivo instituiu a promoção da Gestão por competências como estratégia para orientar sua política de gestão de pessoas.

RESULTADOS ESPERADOS:

1) maior produtividade e desempenho;
2) ambiente participativo, organizado e motivado;
3) comprometimento dos colaboradores;
4) foco em resultados e prestação jurisdicional com qualidade;
5) gestores e equipes fortalecidas com servidores valorizados;
6) promover a meritocracia entre os servidores;
7) desenvolvimento de planos de capacitação voltados a atender as competências profissionais desejadas pela organização, gerando um maior engajamento ao trabalho;
8) definição de perfis para recrutamento e seleção; e
9) alinhamento à estratégia organizacional.