O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, durante sessão do Tribunal Pleno na manhã desta quinta-feira (13/12), elegeu, por unanimidade, a Desembargadora Ângela Prudente como presidente para a gestão do biênio 2013/2015. Também eleitos por unanimidade, assumem a Vice-Presidência, em 1º de fevereiro de 2013,  o Desembargador Moura Filho e a Corregedoria Geral da Justiça, o Desembargador Luiz Gadotti.

Na oportunidade também foram escolhidos o Diretor Geral e Adjunto da Escola Superior da Magistratura (Esmat), os Desembargadores Marco Villas Boas, que foi reconduzido ao cargo, e o Desembargador Ronaldo Eurípedes, respectivamente, por aclamação da Corte da Justiça tocantinense.

Em seu pronunciamento, a Presidente do TJTO, Desembargadora Jacqueline Adorno, ao parabenizar a nova Diretoria eleita enalteceu a gestão da Desembargadora Ângela à frente da Corregedoria Geral da Justiça. “Tenho certeza que o Tribunal terá a mesma administração brilhante com que a senhora conduziu a Corregedoria”.  A Presidente manifestou seu contentamento pelo momento no qual atravessa o Poder Judiciário. “Alegria, tranqüilidade e calma. Fico feliz de ter conduzido esta corte neste período com o apoio de todos e ainda mais contente, pela normalidade que foi realizada a eleição para a nova Mesa Diretoria do Tribunal. Este dia ficará marcado em especial na minha vida”, comemorou Jacqueline Adorno.

A Presidente eleita e atual Desembargadora Corregedora da Justiça, Ângela Prudente, ao agradecer a Corte por sua condução à presidência afirmou dar continuidade às boa  práticas até agora empreendidas por seus antecessores. “Agradeço o voto de confiança de todos os pares. Sei que é uma tarefa árdua, mas na companhia de Deus e do Espírito Santo vamos conseguir vencer obstáculos. Me dedicarei integralmente ao novo cargo e estou disposta a trabalhar para atuar com transparência, moralidade, eficiência e zelo à coisa pública”, garantiu.

Comissões

As comissões que deliberam acerca da organização do Judiciário também foram escolhidas:

COMISSÃO DE DISTRIBUIÇÃO, COORDENAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO (Comissão nata, composta pelos Presidente, Vice, Corregedor e um suplente):

Desembargadora Ângela Prudente (Presidente)

Desembargador Moura Filho (Membro)

Desembargador Luiz Gadotti (Membro)

Desembargador Ronaldo Eurípedes (Suplente)

COMISSÃO DE SELEÇÃO E TREINAMENTO

Desembargador MOURA FILHO (Presidente)

Desembargador Ronaldo Eurípedes (Membro)

Desembargadora Jacqueline Adorno (Membro)

Desembargador Daniel Negry (Suplente)

COMISSÃO DE JURISPRUDÊNCIA E DOCUMENTAÇÃO

Desembargador  Marco Villas Boas (Presidente)

Desembargadora Jacqueline Adorno Membro

Desembargador Ronaldo Eurípedes (Membro)

Desembargador Daniel Negry (Suplente)

COMISSÃO DE REGIMENTO E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

Desembargador Daniel Negry (Presidente)

Desembargador Luiz Gadotti  (Membro)

Desembargadora Jacqueline Adorno (Membro)

Desembargador Ronaldo Eurípedes (suplente)

COMISSÃO DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E PLANEJAMENTO

Desembargadora Ângela Prudente (Presidente)

Desembargador Moura Filho (Membro)

Desembargador Luiz Gadotti (Membro)

Desembargadora Jacqueline Adorno (Suplente)

Diretorias Executivas da Esmat

Foram conduzidos a 2º Diretoria Adjunta - Conselho de Cursos, os Juízes José Ribamar Mendes Júnior, e a 3º Diretoria Adjunta - Conselho de Altos Estudos e Pesquisa Científica o Juiz Helvécio de Brito Maia Neto

Perfil da nova Presidente

Pela quarta vez, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) será presidido por uma mulher. Desembargadora Ângela Prudente, Corregedora-Geral da Justiça do Tocantins no biênio 2011-2013, foi eleita por unanimidade durante a última sessão ordinária de 2012 do Tribunal Pleno.  O Vice-Presidente da Corte será o Desembargador Moura Filho. Por sua vez, o Desembargador Luiz Gadotti será o novo Corregedor-Geral da Justiça entre os anos de 2013 e 2015.

A posse dos eleitos acontece no dia 1º de fevereiro de 2013.

Perfil da Presidente Eleita do TJTO

Ângela Maria Ribeiro Prudente é natural de Goiânia, capital do Estado de Goiás. É filha de Delveaux Vieira Prudente e Maria Mont’ Serrat Ribeiro Prudente, e mãe de Arthur Prudente Junqueira e Daniel Prudente Junqueira. Formou-se, inicialmente, em Administração de Empresas, pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas. A formação em Direito aconteceu em seguida, quando, em Ribeirão Preto (SP), concluiu o curso pela Universidade do município.

O ingresso na magistratura do Tocantins ocorreu em 1989. Em uma das suas primeiras ações, a desembargadora instalou a Comarca de Miranorte e a 28ª Zona Eleitoral – marco para o município. Ângela Prudente permaneceu em Miranorte até 1991, quando assumiu como Juíza Substituta na Comarca de Araguaína, onde permaneceu por um ano e dois meses.

Já foi titular da Comarca de Augustinópolis, Arraias e Paraíso do Tocantins. Chegou à capital em 1997, para assumir como Juíza Titular da Vara de Precatórios, Falências e Concordatas da Comarca.

Em 2010, foi eleita para compor a alta Corte de Justiça Tocantinense, assumindo o cargo de Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. Atualmente exerce o cargo de Corregedora-Geral da Justiça do Estado do Tocantins, biênio 2011/2012.

Tendo recebido diversos títulos, Ângela Prudente já assumiu várias outras funções dentro do Poder Judiciário do Estado.